A RAZÃO EM ANÁLISE:
Vertentes da Lógica na Teoria Lacaniana
MÓDULO ÚNICO
EMENTA
O curso irá fornecer aos alunos conteúdos pertinentes ao âmbito da Lógica pluralmente concebida, a abranger tanto a Lógica Clássica (bem como as espécies que a complementam), quanto as lógicas rivais a esta - entre elas, é de especial relevância para o entendimento de certas peculiaridades lógicas relativas à teoria lacaniana, a Lógica Paraconsistente. Neste sentido, serão investigadas as vertentes que explícita ou implicitamente foram recepcionadas por Lacan para o desenvolvimento de uma série de concepções de natureza lógico-psicanalítica centrais em sua teoria (lógicas do fantasma, da sexuação e do significante, por exemplo). Por outro lado, receberão destaque as subversões lógicas realizadas pelo psicanalista francês, principalmente empreendidas sobre a matriz identitária e formal da Lógica, intensamente vinculada aos escritos lógicos de Aristóteles, concentrados no conjunto de tratados denominado Órganon.
PROGRAMAÇÃO
AULA 1:
Conceitos fundamentais: Lógica, razão e verdade. Freud e a Lógica. Lacan e a Lógica. Lógica: ciência do Real. Origens da Lógica 1: Heráclito e Parmênides. Primeiras problemáticas lógico-psicanalíticas.
AULA 2:
Origens da Lógica 2: os sofistas. Sócrates e Platão. Aristóteles e as formas de racionalidade: Analítica, Dialética, Retórica e Poética. As formas de racionalidade e a teoria lacaniana. Os estoicos. Presença da lógica estoica na obra lacaniana.
AULA 3:
Princípios: problemáticas lógico-psicanalíticas. No início, o vazio. Identidade, não-contradição, terceiro excluído. Razão suficiente, causalidade, substância e leis.
AULA 4:
As lógicas na teoria lacaniana. Lógicas clássicas e não-clássicas. Lógica Paraconsistente e Psicanálise: a contribuição de Newton C.A. da Costa.
AULA 5:
Operações da razão: conceber, julgar e raciocinar. Conceitos e termos: propriedades. Definição e divisão conceituais. Lógica dos conceitos e termos psicanalíticos. Os conceitos fundamentais da Psicanálise.
AULA 6:
Juízos e proposições: espécies. Lógica dos juízos e proposições psicanalíticos 1: de S é P a f(x). Lógica dos juízos e proposições psicanalíticos 2: do necessário, contingente, possível e impossível.
AULA 7:
Raciocínio e argumentos. Lógica dos raciocínios e argumentos psicanalíticos 1: oposição e lógica da sexuação.
AULA 8:
Lógica dos raciocínios e argumentos psicanalíticos 2: dedução, indução e abdução.