Isabella Magalhães Callia

Profa. Dra. Isabella Magalhães Callia

Currículo e produção científica


CURRÍCULO

Profa. Dra. Isabella Magalhães Callia


  • Tem doutorado direto em Literatura, Língua e Cultura Italianas (FFLCH/USP), bolsista CAPES, e bolsa sanduíche CAPES PRINT (Università di Bologna - 09/2019 a 03/2020).


  • É docente e pesquisadora nas áreas de Italianística (Literatura e Cultura Italianas e Literatura Comparada), e dos Estudos da Alimentação (História e Cultura da Alimentação e Literatura Gastronômica).


Italianista, é pesquisadora sobre a comida na arte e professora doutora em Língua, Literatura e Cultura Italianas (Departamento de Letras Modernas, em Literatura e Cultura Italianas FFLCH/USP). Publica e ministra cursos sobre História e Cultura da Alimentação, é membro do comitê científico internacional da publicação Koiné (Qu Vi - Universidade de Bologna) e guia especialista da agência Latitudes Viagens de Conhecimento (SP). Coordena o grupo de pesquisa, inscrito no CNPQ, GEOSCA - Grupo de Estudos Os Sentidos Como Alimento, criado em 2021, o qual investiga os aspectos estéticos simbólicos da relação do homem com a comida. Dedica-se à comensalidade na literatura e na história da arte, atua no campo dos FoodStudies desde 1995 e da italianística desde 2005, e, a partir de 2014, passa a publicar artigos, ministrar conferências, cursos livres e extensões universitárias nas seguintes instituições: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP, depto de Italianística, Goldsmiths University of London, depto de Antropologia Cultural, Università di Bologna, depto de Sociologia campus Rimini, Universidade Federal do Paraná, depto Letras Clássicas, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, via TAPHOS, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Centro Universitário Maria Antonia USP, SESC Centro de Pesquisa e Formação, Centro Universitário Senac Santo Amaro, Livraria Martins Fontes, Fundação Casa Museu Ema Klabin, Casa Artusi (Forlimpopoli, Itália), Centro Cultural Bixiga, Mosteiro do Caraça (MG), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), Centro Simão Mathias História da Ciência (CESIMA), e Casa das Rosas (SP).


PALESTRAS E CURSOS MINISTRADOS

(2016-2023)


Aula Magna

  • "Três paradoxos à mesa".  Universidade Presbiteriana Mackenzie SP, 09 de março 2016.


Conferências

  • "Médicos gastrônomos do século XIX: o receituário “Cozinha para estômagos fracos”, de Angelo Dubini", no Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde FCM, da UNICAMP - Campinas, em 25 de agosto 2016.
  • "Ars culinaria da Roma Imperial na literatura latina e no receituário de Apicio", no Museu de Arqueologia e Etnografia USP - MAE, TAPHOS/São Paulo, em 01 de setembro 2017.
  • "Alimentação ontem: ethos mediterrânico à mesa", no Centro Universitário Senac Santo Santo Amaro, a convite da ONG Banco de Alimentos em ocasião do Dia Mundial da Alimentação, em 13 de outubro 2017.
  • Idealização e introdução à conferência "Filosofia e Estética do Gosto", ministrada pelo filósofo italiano italiano Nicola Perullo, visitante no Departamento Letras/USP, em 03 de novembro 2017.
  • “Comida siciliana e poder em O Leopardo, de Lampedusa”, no auditório da Livraria Martins Fontes Paulista, 23 de setembro 2017.
  • “Comida siciliana e poder em O Leopardo, de Lampedusa”, no auditório do Istituto Italiano di Cultura di San Paolo, 23 de outubro 2017.
  • Participação com conferência de abertura “A alimentação mediterrânea”, e na mesa redonda “A culinária italiana na mesa do brasileiro – as várias regiões italianas presentes em nosso país”, do evento “Itália, gastronomia e cultura”, organizado pelo COM.IT.ES SP, em São José do Rio Preto (SP), 21 e 22 de julho 2017.
  • Vídeo conferência “Itália e Grécia: estereótipos entre culturas mediterrâneas”, para a escola “Itálica – il futuro in italiano”, em 01 de abril, 2019.
  • “Dante in Artusi” que faz parte do projeto celebrativo "Viva Dante na USP!". 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CZEwkYndPmM
  • “Artistas à mesa: do que tinham fome Claude Monet e Jackson Pollock?” para Casa Museu Ema Klabin, em 06 de outubro de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=CKh-bRnBh5w

 


Seminários

  • Seminário “Pianista di terza classe ma primo gastronomo dell’universo!” Um encontro sobre a música e a cozinha de Gioachino Rossini, na Letras FFLCH/USP, a convite do Grupo de Pesquisa em Tradição Literária Italiana (DLM/USP), em 11 de junho 2019.
  • Seminário Especial “Das prescrições medicinais às receitas culinárias: um breve apanhado histórico” Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Centro Simão Mathias História da Ciência (CESIMA) Programa Estudos Pós-Graduados História da Ciência. 28 junho 2023.


Participação em mesa-redonda

  • "A pesquisa científica na Gastronomia" composta por Ricardo Maranhão, Carlos Alberto Dória, Ivan Achcar e Isabella Callia, realizada no Auditório Escola Americana, por ocasião da IV Semana Acadêmica de Gastronomia – Tradição, Inovação e Pesquisa Acadêmica em Gastronomia, na Universidade Presbiteriana Mackenzie/São Paulo, em 24 de outubro 2017.


Comunicações orais em Congressos

  • "Artusi: por antonomásia livro de cozinha", na XI Semana de Filologia na USP: Temas da Filologia, da Linguística e da Cultura, dos inícios aos tempos atuais, Departamento de Letras/USP, em 09 de maio 2016.
  • A prosa gastronômica no receituário de Pellegrino Artusi", no VII Encontro de Pós- Graduandos em Língua, Literatura e Cultura Italianas da FFLCH/USP, na Letras/USP, São Paulo, 08 e 09 de dezembro 2017.
  • Apresentação científica no Convegno Casa Artusi (Forlimpopoli, Itália), em ocasião da XXII edizione della Festa Artusiana, em 25 de junho 2018, do andamento da pesquisa “Raccolta e racconti: Artusi visto dal Brasile”.
  • “A matter of taste: comparative analysis in Petronio and Grayson Perry”. Goldsmiths University of London. Novembro 2019.
  • “Fare cultura a tavola ieri ed oggi: il banchetto romano e la gastro-anomia”. Università di Bologna, Campus Rimini. Dezembro 2019.
  • “La Scienza in cucina e L’Arte di mangiar bene: un’autobiografia culinaria?”, em 26 de junho de 2019, em Roma, XVIII Incontro Internazionale dell’Osservatorio Scientifico della Memoria Autobiografica Scritta, Orale, Iconografica 24, 25, 26 giugno 2019 organizzato da Mediapolis. Europa associazione culturale in collaborazione com la Biblioteca di Storia Moderna e Contemporanea-BSMC Palazzo Mattei.


Cursos livres

  • "A Comida na Arte: Homero, Soso de Pergamo, Bruegel e Fellini", no Museu de Arte Sacra/São Paulo; de 19 de abril a 10 de maio 2016.
  • "Mediterrâneo: Rotas comerciais e Tabus alimentares", na Escola de Filosofia Palas Athena, de 06 a 27 de outubro 2017.


Curso de Extensão Universitária USP

  • “Da página ao prato: a gastronomia na literatura italiana”; de 21 a 29 de novembro 2017; na Letras FFLCH/USP. Disponível em: https://sce.fflch.usp.br/node/2508
  • “Ópera, Literatura,Futurismo e Cinema: a Cozinha na Cultura Italiana”, de 27 de novembro a 06 de dezembro 2018 ; na Letras FFLCH/USP. Disponível em: https://sce.fflch.usp.br/node/3010



PRODUÇÃO E PESQUISA

(1016 - 2023)


TESE DE DOUTORADO


  • As pesquisas para a tese “Receitas literárias do Manual de Pellegrino Artusi: entre o método da raccolta e a arte do racconto” favoreceram uma rica produção intelectual, de amplo espectro de reflexão e debate graças à  interdisciplinaridade inerente à alimentação, que é de natureza simbólica e matérica.


  • A transversalidade da tese favorece trânsito livre pelos campos do saber, como poderemos observar a seguir:


GRUPOS DE ESTUDO E PESQUISA


  • Membro do Comitê Científico Internacional da Coleção Editorial Koinè (Università di Bologna), publicação interdisciplinar de estudos culturais com ênfase em sociologia, história e antropologia. Novembro de 2020.


  • Criação e coordenação do “Núcleo de Tradições e Culinária”, da Areté Centro de Estudos Helênicos. Idealização e fundação do núcleo de pesquisa, o qual visa promover reflexão e oficinas sobre a cultura alimentar grega, a partir de sua origem clássica em seu princípio de philoxenia, o ethos mediterrâneo. De 2018 – 2021. Disponível em:
  • https://arete.org.br/nucleo/tradicoes-eculinaria/


  • Criação e coordenação do grupo de estudos inscrito no CNPQ, em julho de 2023, Grupo GEOSCA – Grupo de Estudos Os Sentidos Como Alimento - Grupo de pesquisa sobre os conteúdos da extensão universitária homônima, ministrada no mesmo ano. O grupo, formado em agosto de 2021, constituído de aproximadamente 20 pessoas do Brasil todo, realiza encontros online mensais de duração de duas horas, com apresentação e debate. A coordenação do grupo é compartilhada com a colega, e então doutoranda em Literatura Italiana pelo mesmo programa, Iolanda Guilherme da Silva. No registro do CNPQ, a coordenação é da integrante Profa Dra Eliana Morelli (UNICAMP). Disponível em: Grupo de Estudos Os Sentidos Como Alimento (GEOSCA), inscrito no CNPq.


ARTIGOS EM REVISTA DE CIRCULAÇÃO


ARTIGOS EM REVISTAS ACADÊMICAS

  • "A prosa gastronômica de Pellegrino Artusi: cultura, gosto e alteridade em um receituário oitocentista” (p. 82 – 95), na revista semestral “Criação e Crítica”, Qualis B1 ISSN: 1984-1124, pertencente ao Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo, julho de 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/127511
  • Ensaio nos anais do Convegno Casa Artusi: “Raccolta e racconti: Artusi visto dal Brasile”, publicado no site da instituição. Disponível em:  https://www.pellegrinoartusi.it/la-festa-artusiana-2/la-festa-2018/
  • “Tu vuo' fa' l'americano… Ma sì nato in Italy”: o pão de Horácio que faliu um McDonald’s na Revista Interfqaces (UFRJ) Dezembro 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/interfaces/article/view/31140


FICÇÃO

  • Publicação de conto literário: “Pão com areia”, na antologia referente à imigração italiana, memória e culinária, do “II Concurso Literário Brasil Itália 2017”, organizado pelo COM.IT.ES São Paulo, julho 2017.


Entrevista para o documentário italiano

  • "Il treno per Utopia", dirigido por Fabrizio Mambro (Roma) e Beth Sá (São Paulo), sobre temas relacionados à identidade ítalo-paulistana com a memória da cidade e as práticas alimentares que norteiam grupos culturais. Superfilmes e Blue Film, com apoio da Ancine e BRDE, 09 de novembro 2018, São Paulo. Disponível em: https://revistadecinema.com.br/2022/05/o-trem-da-utopia/


Share by: