Um dos objetivos das oficinas é trazer à consciência, a complexidade da acessibilidade cultural e a importância da formação, (modo de tradução audiovisual intersemiótica), para que se possa fazer uma audiodescrição de qualidade, de modo responsável e respeitando a linguagem de cada obra.
DPor meio de uma argumentação baseada em pesquisas nas áreas do cinema e educação e da filosofia do olhar, os encontros contarão com exibições de versões audiodescritas de curtas, trechos de teatro, obras de arte visual, entre outras linguagens artísticas. Desse modo, analisaremos as metodologias para o processo criativo dos roteiros de audiodescrição a partir da linguagem de cada obra.escreva o item ou responda a pergunta para que os visitantes do site que estejam interessados possam obter mais informações. Você pode enfatizar este texto com marcadores, itálico ou negrito e adicionar links.
Graduada em Filosofia e Mestre em Multimeios – Instituto de Artes / Unicamp, com dissertação: A parte invisível do olhar: audiodescrição no cinema: a constituição das imagens por meio das palavras - uma possibilidade de educação visual para a pessoa com deficiência visual no cinema. Em 1999 iniciou suas pesquisas sobre uma possível teoria do olhar, exibindo filmes no Centro Braille de Campinas e a partir de 2004 coordenou o Ponto de Cultura Cinema em palavras, do 1º edital do Cultura Viva. Proprietária na empresa Bell Machado – audiodescrição e acessibilidade cultural. Formadora, roteirista e narradora de audiodescrição em cinema, teatro, dança, museus e turismo. Docente desde 2021 no curso de Pós-graduação em audiodescrição da PUC Minas. Há diversos artigos publicados sobre audiodescrição no audiovisual.
Rafael Braz é psicólogo e Audiodescritor-Consultor. Psicanalista formado pelo Instituto Wilfred Bion e Especialista em Neurociência pela Universidade La Salle. Pós-graduado na Especialização em Audiodescrição da PUC Minas. É sócio na Mil Palavras Acessibilidade Cultural. Desde 2016, atua na produção de audiodescrição para filmes, séries, teatro, dança, shows musicais e exposições museológicas. Ministra cursos e oficinas sobre audiodescrição e acessibilidade cultural e atitudinal. Dentre os diversos trabalhos em acessibilidade, destacam-se as produções de audiodescrição para curtas e longas-metragens, desde 2016, para o Festival de Cinema de Gramado.
As inscrições são feitas on-line, por meio de formulário automâtico. Os inscritos receberão uma mensagem automática de e-mail.
© Copyright - 2020 deiaViva Cursos e Livros LTDA. CNPJ: 47.238.669/0001-80 - São Paulo - SP
Devolvido por Lucia de Souza Dantas